A expressão customização foi criada para traduzir
um termo da moda americana chamado ‘custom
made’ (sob medida). "A onda da customização chegou ao Brasil bem no
fim dos anos 90, logo após a onda do
comportamento individualista estar se espalhando
pelo mundo", explica a consultora de moda Maria Carolina Ribeiro.
O ato de buscar
maneiras para se diferenciar dos
demais, utilizando adornos que enriquecem a roupa com criatividade e individualidade, criou um novo conceito de moda.
"Hoje em dia,
quase tudo pode ser customizado na
indumentária. Até mesmo as clássicas
calças jeans, bolsas, camisetas, chinelos, biquínis, underwear", diz Maria
Carolina Ribeiro.
Tudo é válido na hora de customizar, desde que não
haja exageros. A quantidade de acessórios
deve ser escolhida com cuidado. Caso contrário, sua peça pode se transformar numa árvore de Natal.
"O brega e o
chique caminham muito próximos. Por isso, evite montar uma peça que fica linda
no desfile ou na modelo, mas que você vai usar para levar seu cachorrinho para
passear no parque. Pergunte para o espelho, ele é bem sincero", brinca a
consultora.
Customizar é conseguir dar nova vida a uma peça que estava em
desuso. No caso das roupas e acessórios,
há uma imensa variedade de materiais disponíveis no mercado, como desenhos,
pinturas, transfers, colas, apliques, bordados, brilhos, bijuterias e por aí
vai...
Use a criatividade, ache aquela roupa
esquecida há anos no armário, faça as suas
intervenções e crie sua moda!
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