On Line

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Jaquetas de couro

As jaquetas de couro são algo que, hoje, estão disponíveis no guarda rroupas de grande parte da população. Existem diversos modelos e cortes diferentes de jaquetas de couro disponíveis no mercado, com cores desde o preto básico até o rosa e o amarelão, para as mulheres. Porém, quando as jaquetas de couro surgiram, eram usadas apenas pelos homens e não tinham uma grande variedade como hoje em dia.


Tudo começou lá na época da Primeira Guerra Mundial, que se passou entre 1914 e 1918. Nessa época, os aviadores e membros militares precisavam se proteger do frio das altitudes e de algumas regiões da Europa, então as jaquetas de couro começaram a ser usadas, e na época eram chamadas de jaquetas “bomber“. Eram confortáveis e duráveis, e aos poucos os EUA foram adotando a jaqueta como padrão militar.
Então, foi na época do século 20 que os ícones da nova forma de entretenimento, a televisão, começaram a utilizar as jaquetas de couro, e aí tudo se popularizou rapidamente. As estrelas dos anos 40, 50 e adiante de Hollywood, como Jimmy Stewart, Gary Cooper e Harrison Ford fizeram com que o uso das jaquetas bomber desse um salto incrível.



Mais tarde vieram as Jaquetas Perfecto, um estilo de jaqueta de couro que traz bolsos com zíperes de metal, cinto na cintura e outros diferenciais. Essas, depois de utilizadas por Marlon Brando em “O Selvagem”, de 1953, Honor Blackman, Cathy Gale e Michael Pare também começaram a ser utilizadas pela população e foram vendidas aos montes. Essas eram primeiramente vendidas pela própria marca Perfecto, da Schott Brothers.
O primeiro modelo foi lançado nos anos 20, mas só foram aceitas pelo público massivamente após Marlon Brando. Hoje em dia, as Perfecto não são só uma marca, mas um estilo padrão de jaqueta de couro, e é produzida e modificada por várias empresas da moda.


Foi assim que, aos poucos, as jaquetas de couro dos mais diversos tipos foram se popularizando ao longo do mundo, e principalmente nos EUA. Depois, começaram a surgir empresas (como a própria Perfecto) que se especializaram em aprimorar os estilos de jaquetas de couro, e o que temos hoje é uma enorme produção do produto, principalmente nos EUA, Itália, México, Índia e Canadá.
Atualmente, também, não só existem as jaquetas de couro masculinas. A moda trouxe com sua evolução também as jaquetas de couro femininas, que compõem um mercado enorme no mundo inteiro e inovou no couro, trazendo cores vivas, cortes diferentes e vários modelos originalíssimos. Essa é uma pequena parte resumida da história das jaquetas de couro e como elas vieram parar em tantos guardarroupas! 




 


quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Schutz x Louis Vuitton – Separados no Nascimento



Não da para fingir que não vi, mas não tem jeito. Só se fala da volta da mule ao mundo dos sapatos. Quem Lembra disso? Aquele sapato que era um “semi-scarpin”(Risos), só com a parte da frente para colocar o pé que era moda a muitos tempo atraz? Sim, ele está de volta.


Quando se usou esse modelo à exaustão, 10, 12 anos atrás, o clássico era aquele que realmente só tampava os dedos e subia até o limite necessário para não sair do pé. Agora o tchan do dito cujo é ser mais fechadinho, segurando melhor o pé dentro do sapato.


Quem nunca usou um? Confesso que já  usei um desses há anos atraz e achava o máximo (risos) Mas sinceramente, hoje já não me imagino comprando algo parecido. De toda forma, nunca digo nunca quando o assunto é moda.

Pesquisando um pouquinho sobre o assunto me deparei com a mule da Schutz. E não é que é irmã gêmea do modelo que a Louis Vuitton lançou no final do ano passado?
  
Não sei o que houve, se foi de propósito ou não mais são IDENTICAS e estão fazendo sucesso entre as mulheres mais antenadas há moda.